Entre com sua busca

Corpo Docente

CORPO DOCENTE

Time composto por doutores e mestres de renomadas universidades, bem como psicanalistas e membros da Sociedade Brasileira de Psicanálise

— Antonios Terzis —

— Antonios Terzis —

Diretor(a) do CEFAS

Grupanalista, doutor pela USP, mestre e especialista pela Universidade Paris VII, ex-docente da pós-graduação na PUC-Campinas, autor e orientador de diversas dissertações e teses de doutorado, professor convidado da Famema e UFSCar, ex-presidente da Flapag . Bolsista pelo Itamaraty- CNPq e Especialista em Psicologia Clínica e Pesquisa Científica pela UnB.


 

Ana Maria M. Vechia

Ana Maria M. Vechia

Professor(a)

Psicóloga com especialização em Psiquiatria e Psicoterapia de Adolescentes pela Unicamp, fez estágio na DynamischPsychiatrischeKlinik München, em Munique na Alemanha, membro filiada da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP) e Professora do CEFAS.


 

Carlos Eduardo Calmanovici

Carlos Eduardo Calmanovici

Cientista Social pela Universidade de São Paulo, mestrado pela Universidade Federal de São Carlos e doutorado em pelo InstitutNationalPolytechnique de Toulouse, Analista de instituições.


 

Carmen Beatriz Rodrigues Fabriani

Carmen Beatriz Rodrigues Fabriani

Psicóloga, mestre em Engenharia de Produção pela UFRJ, doutora em Psicologia Social pela USP, pesquisadora colaboradora do Laboratório de Psicologia Socioambiental e Intervenção do IP/USP, docente do Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino FAE e pesquisadora da Academia Magdalena – Pesquisa e Pós Graduação Franca/SP e Assis Brasil/AC.


 

Claudia Cristina Antonelli

Claudia Cristina Antonelli

Psicóloga, especialista em saúde mental, mestre em Psicologia Clínica (Método Psicanalítico e Formações de Cultura, PUC-SP), Membro Candidata GEP-Campinas filiada à InternationalPsychoanalyticalAssociation (IPA). Diplomada em Idiomas (Francês, Inglês e Espanhol) pelo Departamento de Línguas da ONU (Genebra, Suíça).


 

Deise Maria Basso

Deise Maria Basso

Psicóloga e psicanalista, Membro filiado à Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP) e Professora do CEFAS, unidade Piracicaba.


 

Delia Maria De Césaris

Delia Maria De Césaris

Psicanalista, autora, mestre em psicologia pela Universidade São Marcos (Unimarco), doutora em psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), membro fundador e Diretora do Núcleo de Estudos em Psicanálise de Sorocaba e Região (NEPS-R), Professora de pós-graduação na Universidade de Sorocaba (Uniso). Professora do CEFAS unidade de Sorocaba, pós-doutoranda em Psicologia Social pela USP.


 

Elenice Maria Zecchim Pereira Giannoni

Elenice Maria Zecchim Pereira Giannoni

Psicóloga, psicanalista, membro associada da Sociedade Brasileira de Psicanálise de SP (SBPSP), membro efetivo do grupo de estudos psicanalíticos de Campinas. Docente do GEP Campinas e responsável pelo programa Cinema e Psicanálise, atividade mensal do GEP. Coordenadora e docente do curso de Melanie Klein CEFAS. Clínica de psicanálise com pacientes adolescentes, adultos, casais e idosos.


 

Élide Camargo Signorell

Élide Camargo Signorell

Psicóloga, psicanalista formada pelo SPCAMP, especialização em adolescentes pelo F.C.M. do Departamento de Psiquiatria da Unicamp, clínica com adolescentes, adultos, casais, e orientação profissional.


 

Elisa Corbett

Elisa Corbett

Docente da Faculdade de Jaguariúna, Pós-doutoranda em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo. Doutora e mestre em Psicologia como Profissão e Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Graduou-se em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP 2003). Tem experiência em atenção psicológica clínica a pessoas em situação de violência familiar em contextos institucionais e em pesquisa empírica com o método psicanalítico.


 

Enidio Ilario

Enidio Ilario

Médico pela FCM-Unicamp (1982), Mestre/Doutor em filosofia e psicologia pela PUC Campinas (2003 e 2011), Residência Médica em Saúde Coletiva pela Unicamp (1984), formação em psicoterapia pela Sociedade Brasileira de Logoterapia (1993). Atualmente é médico do Centro de Referência em Reabilitação de Campinas (SUS), professor colaborador da FCM-Unicamp e do Centro de Formação e Assistência à Saúde (Cefas). Membro do Centro Interdisciplinar de Bioética da FCM-Unicamp e pesquisador do Grupo Interdisciplinar de Auto-Organização do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência da Unicamp (CLE).


 

Fernando Basile da Silva

Fernando Basile da Silva

Psicólogo, pós-graduado pela Unicamp em Filosofia da Psicanálise; psicanalista pelo Instituto de Psicanálise de Campinas (IPCamp); atendimento voluntário na ONG Aldeias Infantis; atendimento clínico em consultório na área da Psicanálise; membro do Colégio Freudiano de Campinas – de 1988 à 1990; Unicamp: Atividade de Estágio no Serviço de Atendimento Psicológico e Psiquiátrico (SAPPE); Unicamp: Grupo de Apoio Psiquiátrico e Psicológico ao Estudante de Medicina e Enfermagem (GRAPEME); Centro de Reabilitação de Casa Branca (Hospital Psiquiátrico Cocais).


 

Gabriel Lavorato Neto

Gabriel Lavorato Neto

Psicanalista, especialista em Psicanálise e Cultura (FAVIC), mestre em Ciências da Saúde (Unicamp), Membro do Corpo Docente da FNB e do CEFAS como professor de Teoria Freudiana, Membro da Associação Livre de Campinas, Membro dos grupos de Pesquisa: Laboratório de Pesquisa Clinico-Qualitativa (departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria – FCM/Unicamp) e Núcleo de Pesquisa Qualitativa em Saúde (Faculdade de Enfermagem/Unicamp).


 

Geraldino Alves Ferreira Netto

Geraldino Alves Ferreira Netto

Psicólogo, Psicanalista, professor convidado do Curso de pós-graduação em Semiótica Psicanalítica – Clínica da Cultura, da PUC-SP, professor de Psicanálise Lacaniana no CEFAS, Coordenador do curso de Especialização “Formação de analistas”, pós-graduação lato sensu, reconhecido pelo MEC. Autor de “Wim Wenders, Psicanálise e Cinema”, ed. Unimarco, 2001, e de “Doze Lições sobre Freud e Lacan”, Ed. Pontes, 2010. Sócio-fundador da Associação Livre-Ensino continuado.


 

Katty R. Buscaglione

Katty R. Buscaglione

Psicóloga Clínica, com atendimento de casais e família, candidata do segundo ano da primeira turma de Formação em Psicanálise pelo Grupo de Estudos Psicanalíticos de Campinas (GEPCampinas), representante nacional dos Candidatos GepCampinas da associação Brasileira dos Candidatos (ABC).


 

Luís Henrique do Amaral e Silva

Luís Henrique do Amaral e Silva

Psicólogo formado pela USP, mestre em Psicologia (USP), na cadeira de História e Filosofia da Psicologia, Doutor em Psicologia (USP). Psicanalista, atende em consultório particular (adolescentes e adultos), coordenador de atividades terapêuticas no Clube, instituição de atendimento a jovens com dificuldades especiais, professor universitário em cursos de Psicologia. Ex-Professor e supervisor clínico em Psicanálise na Unianchieta, professor convidado no Instituto Sedes Sapientiae, parecerista da Revista de Psicologia da USP, foi coordenador em consultoria de RH (MBA Empresarial).


 

Marcela Marsaioli Stein

Marcela Marsaioli Stein

Graduada (com lincenciatura) em Psicologia pela PUC Campinas, especialista em Psicologia Analítica Junguiana pela Unicamp, Psicoterapeuta de crianças e adultos e Terapeuta de Casal em consultório particular, Especialista em Psicanálise para psicoterapeutas pelo Núcleo de Psicanálise de Campinas e Região (GEPCampinas), Formação em Psicanálise pelo GEPCampinas (IPA), Professora no CEFAS.


 

Márcia Ferrão

Márcia Ferrão

Professor(a)

Psicóloga, psicanalista, membro da SBP/SP, trabalha em consultório clínico com adultos, adolescentes e casais. Coordena grupo de estudos e de Supervisão Clínica. Trabalhou anteriormente em Instituições psiquiátricas, na Prefeitura Municipal de Campinas nos ambulatórios de Saúde Mental e DST/AIDS, Hospital Candido Ferreira e o projeto CAPS.


 

Maria Aparecida Maia Holanda

Maria Aparecida Maia Holanda

Diretor(a) do CEFAS

Médica pela UFRN, Residência Médica em Cardiologia pela FCM- Unicamp, Doutora em Clínica Médica pela FCM – Unicamp, Especialista em Ecocardiograma.


 

Maria Lucia Silveira Batista Piveli

Maria Lucia Silveira Batista Piveli

Graduada em bacharelado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1986) e mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (2004). Foi fundadora (proprietária) e coordenadora técnica da Refazenda – Escola Especial e Clínica. Atuando principalmente no seguinte tema: psicanálise, avaliação e acompanhamento de pessoas com deficiências, psicanalista em consultório particular, com atendimentos e supervisão. Ministra aulas e grupos de estudos.


 

Maria Teresa

Maria Teresa

Psicóloga, Membro Associado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, membro do grupo ‘Clínica Borderline’ SBPSP, membro do grupo ‘Sobre o Desamparo’ na SBPSP, professora do curso ‘Psicanálise em Botucatu 2016’ pela SBPSP, ex-professora da universidade Unip – Bauru e Araçatuba, ex-professora do Instituto de Psicanálise de Bauru.


 

Marli Aparecida Taraborelli

Marli Aparecida Taraborelli

Psicóloga Clínica, Mestre em Educação, Especialista em Psicanálise, Grupalidade e Intervenções nas Instituições, Professora CEFAS.


 

Oswaldo Cassilha Jr

Oswaldo Cassilha Jr

Médico, psicanalista, escritor e ator. Ex-professor do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da PUCC e do IPCamp – Instituto de Psicanálise de Campinas (antigo CPCamp), Professor do CEFAS. Publicou o livro infanto-juvenil Um Menino Chamado Guilherme, pela Editora Martins Fontes, em 2002, e seu primeiro romance, FOGO-FÁTUO, em 2008, pela Editora Komed.


 

Patricia Karniol

Patricia Karniol

Psicóloga clínica há 22 anos, especialista em Psicanálise pela USP – Universidade de São Paulo e membro filiada da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP), membro da IPA-Internacional PsychoanalyticalAssociation, Pesquisa as Artes relacionais (terapeuta-paciente) envolvendo as psicoses. Desenha, pinta, modela e é coautora dos livros A Subjetividade na Esquizofrenia, Faces da Mente e Autismo Além do Diagnóstico.


 

Paula Beatriz Gallerani Cuter

Paula Beatriz Gallerani Cuter

Psicóloga Clínica, com título de especialização em Psicanálise Infantil, Observação de Bebês e Intervenção Precoce, Professora CEFAS Sorocaba e Mestranda em Comunicação e Cultura pela UNISO.


 

Paula F. L. Cordeiro Zilio

Paula F. L. Cordeiro Zilio

Psicóloga Clínica (PUC SP), Psicanalista (Instituto Sedes sapientiae e SBPW), Especialista em Saúde Coletiva (FMUSP) e graduada em Educação Física (UNISA)


 

Rachele Ferrari

Rachele Ferrari

Psicanalista, Mestre em Psicologia Clínica pela PUC SP, pesquisadora em Psicopatologia Psicanalítica, docente na PUC Campinas, supervisora institucional em Secretarias de Assistência Social em diversos municípios (Vinhedo, Louveira, Sumaré, Araraquara), professora do CEATS-USP, Autora do livro “Voluntariado: uma dimensão ética”, Ed. Escuta, 2010.


 

Rosi Gladys Guitarrari

Rosi Gladys Guitarrari

Membro Filiado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo. Curso de Formação de Psicanálise pelo Centro de Psicanálise de Campinas -1996. Psicóloga pela USP Ribeirão Preto (1987).


 

Silvana Alleoni Crivellari

Silvana Alleoni Crivellari

Psicóloga e Psicanalista pela Sociedade de Psicanálise de Campinas (SPCAMP), atendimento crianças, adolescentes e adultos, professora CEFAS Piracicaba.


 

Sônia Novaes de Rezende

Sônia Novaes de Rezende

Psicanalista, Psicóloga clínica pela PUC SP, pós-graduação em Psicanalise UniversitéCatholique de Louvain (Bélgica), ex-professora na UniversitéduQuébèc (Canadá ), docente aposentada do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, docente de vários cursos da Escola de Extensão (pós graduação latu-sensu) da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.


 

Vera Lucia Rezende

Vera Lucia Rezende

Psicóloga Clinica e Hospitalar, Mestre e Doutora pela UNICAMP. Atuou como psicóloga do Hospital Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti- CAISM-UNICAMP durante 20 anos, onde foi supervisora do Serviço de Psicologia e do Curso de Aprimoramento Profissional em Psicologia Clinica na Saúde Reprodutiva da Mulher (FUNDAP). Exerce atividade  nos seguintes segmentos: Psicoterapia individual e grupo de orientação psicanalítica, Psiconcologia e Psicossomática Psicanalista.