fbpx

Entre com sua busca

Course

INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL EM EMERGÊNCIAS E DESASTRES

New

Sobre

Capacitação de Facilitadores de Ajuda Emocional em Emergências e Desastres. Preparando psicólogos, assistentes sociais e profissionais de ajuda para intervenção em emergências e desastres. Redução de danos coletivos e individuais. Trauma psicossocial e resiliência.

Objetivos: Este curso visa ampliar a compreensão teórica dos fenômenos psicossociais complexos relativos ao trauma causado pelas emergências e desastres . O curso irá introduzir os alunos nas instruções ético e legais reguladoras do trabalho em contexto de desastres, que exigem o domínio das Normas Técnicas e Protocolos de Defesa Civil   e das Resoluções Normativas do Conselho Federal de Psicologia sobre atenção psicológica em emergências. Além disto, serão abordados conteúdos teóricos da sociologia e psicologia dos desastres, e análises sobre o imaginário religioso presente em situações de sofrimento.

Objetivo específico: qualificação para intervenção psicossocial em emergências e desastres.

Público-alvo: integrantes de organizações sociais, das forças armadas e polícias, agentes da Defesa Civil, estudantes universitários e profissionais da educação e saúde.

Docente

Ageu Heringer Lisboa (CRP 06/09732), psicólogo , terapeuta familiar; mestre em ciências da religião – Mackenzie, SP, professor na Pós-graduação em terapia Familiar da FLT- São Bento do Sul, SC; consultor de Ong´s sociais. Membro fundador de Eirene – Associação Brasileira de Assessoramento e Pastoral Familiar e do CPPC. Capacitador de Facilitadores em Intervenção Psicossocial.  Presente no campo de desastres em SC (1985 e 2009); região Serrana RJ (2011). Coordenador do Curso de Capacitação. Campinas, SP

Sara Cianelli Bittencourt (CRP 06/124632), psicóloga. , mestre em psicologia clínica pela PUC/SS, com o tema “O trabalho do psicólogo com as equipes de atendimento a emergências à luz da Justiça Restaurativa”  membro do Núcleo de Intervenções Psicológicas em Emergências (IPE), pelo Instituto de Psicologia Quatro Estações, membro do Laboratório de Estudos e Intervenções sobre o Luto (LELu) da PUC/SP e professora da Escola FATE para formação de Bombeiro Civil. Coordenou treinamento de voluntários para cuidado emergencial em Cubatão, SP em Brumadinho, MG.  Experiência em Itaóca 2013, Cubatão 2013, Timor Leste 2014, Indonésia 2014, Alagoas 2013/2014/2015/2017 e Brumadinho 2019.

Temas do curso

  1. Eventos desorganizadores e complexos que afetam as comunidades
  2. O Facilitador de Auda emocional
  3. Traumas pós-tragédias – crise psicossocial
  4. Suporte clínico e psicossocial
  5. Resiliência coletiva: o reforço das forças auto-organizadoras
  6. Dimensões do cuidado espiritual.
  7. Saúde emocional dos socorristas e cuidadores
  8. Do Pós-trauma ao desenvolvimento resiliente

Informações gerais do curso

Carga horária total: 30 horas
Horário: quintas-feiras, das 19h00 às 22h15 (quinzenalmente)
Local: CEFAS Campinas | Rua Mogi-guaçu, 569 – Chácara da Barra

Datas

  • 05 e 19 de setembro
  • 03, 17 e 31 de outubro
  • 14 e 28 de novembro
  • 05 de dezembro

Investimento

2 x R$ 390,00

Isenção de taxa de matrícula

Certificado de Curso de Extensão.