Entre com sua busca

Curso

INTRODUÇÃO A PSICO-ONCOLOGIA II

New

AMPLIANDO TEMÁTICAS E CONCEITOS SOBRE O CUIDADO EMOCIONAL DO PACIENTE E DA FAMÍLIA EM FACE À DRAMÁTICA DO ADOECER DE CÂNCER

Objetivos:

Apresentar subsídios teóricos e práticos da abordagem psicológica do paciente com câncer e sua família. Discutir novos temas e desafios atuais para o profissional atuar nesta área. Ilustrar diferentes propostas de intervenções psicológicas (individuais, grupais e interdisciplinares) inovadoras e consagradas no campo da psicologia da saúde. Fornecer uma descrição atualizada sobre os principais tipos de abordagem médica em oncologia.

Destinado a: profissionais e estudantes de psicologia e de outras áreas da saúde tal como, serviço social, fisioterapia, medicina, enfermagem, terapia ocupacional, nutrição, capelania, entre outros.

Docentes

  • Dra Vera Lucia Rezende

Psicóloga Clínica e Hospitalar. Mestre e Doutora pela Universidade Estadual de Campinas. Atuou como psicóloga do Hospital Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti – CAISM-UNICAMP durante 29 anos, onde foi supervisora do Serviço e Psicologia e do Curso de Aprimoramento Profissional em Psicologia Clínica na Saúde Reprodutiva da mulher (FUNDAP). Docente nos Cursos de Especialização em Psicopatologia e Psicossomática e de Metodologia da Pesquisa Científica no Centro de Formação e Assistência à saúde – CEFAS- Campinas. Exerce atividade clínica no consultório privado, atuando nos seguintes segmentos: Psicoterapia individual e grupo de orientação psicanalítica, Psiconcologia e Psicossomática Psicanalista.

  • Prof. Dr. Antonio Andre Magoulas Perdicaris

Cirurgião Cancerologista (SBC-AMB). Professor Titular de Oncologia da Faculdade de Ciências Médicas – UNIMES. Mestre em Cirurgia pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP). Doutor em Comunicação e Semiótica (PUC – SP). Pós- doutor em Educação (UNICAMP) e Membro Emérito da Academia de Medicina de São Paulo. Autor de vários livros na área de Oncologia: Além do Bisturí: Novas fronteiras na comunicação médica ( Ed. Universitária Leopoldianum, Santos, 2006.); E agora Doutor? : Velhos Caminhos e novas fronteiras na comunicação médica (Minha Editora, Barueri, 2012); Prevenção do Câncer (Editores associados, Manole Ed., Barueri, 2015), entre outros.

Conteúdo Programático

  1. Modalidades de intervenções do tratamento médico oncológico com finalidade curativa e de cuidados paliativos.
  2. As tarefas e as responsabilidades do psicólogo no dia-a-dia da prática hospitalar.
  3. Vivências práticas de intervenções psicológicas em psico-oncologia.
  4. Lidando com a terminalidade do paciente, espiritualidade e sua família.
  5. Psicoterapia com pessoas que tiveram um diagnóstico de câncer: vivências psicanalíticas no consultório privado.
  6. Introdução à pesquisa científica em psico-oncologia.

Datas / Local

Datas: 11, 18 e 25 de novembro e 02 e 09 de dezembro de 2017 
Horário: aos sábados, das 9:00 às 12:30
Carga-horária total:  20h (com certificado)

Local: CEFAS Campinas | Rua Mogi-guaçu, 569 – Chácara da Barra

Investimento

Valor da inscrição: de R$ 450,00 por R$ 370,00

Informações

E-mail: cursos@cefas.com.br
Fone: (19) 3251-9028

Observação:
– Não há pré-requisito de participação no curso “Introdução a Psico-oncologia I”.
– O funcionamento do curso está condicionado a um número mínimo de inscritos.