Entre com sua busca

Curso

FUNDAMENTOS DA ARTE E LINGUAGENS, INFLUÊNCIA DO INCONSCIENTE EM MITOS E APLICAÇÃO DA PSICANÁLISE EM ARTETERAPIA

Ementa

O estudo dos fundamentos do passado, presente e futuro da arteterapia.

Objetivos do curso

Focalizar a arteterapia dentro de um enfoque também psicanalítico tendo em vista sua utilização na prática clínica.

Designado a: psicólogos, médicos, estudantes e profissionais da área da saúde e interessados.

Leitura para Aulas:

BIRMAN, Joel. Descartes, Freud e a experiência da loucura. Natureza humana, v. 12, n. 2, p. 5-21, 2010.

BRANDÃO, Caius Cesar. O mito de Perseu e o rito iniciático do herói. Universidade Federal de Goiás, 2009.

GOMES, Vinícius Romagnolli Rodrigues; DE ANDRADE, Solange Ramos. Mitos, Símbolos e o Arquétipo do Herói. Iniciação Científica CESUMAR, v. 11, n. 2, 2009.

IMANISHI, Helena Amstalden. A metáfora na teoria lacaniana: o estádio do espelho. Boletim de Psicologia,  v. 58, n. 129, p. 133-145, 2008.

LACAN, Jacques. O simbólico, o imaginário e o real. Conferencia de 8 de julho 1953
na Sociedade Francesa de Psicanálise. In:http://psicoanalisis.org/lacan/rsi-53.htm

MAFFESOLI, Michel. Michel Maffesoli: o imaginário é uma realidade. Revista Famecos, v. 8, n. 15, p. 74-82, 2001.

Bibliografia Geral:

BENJAMIN, Walter et al. Benjamin e a obra de arte: técnica, imagem, percepção. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

__________. Escritos sobre mito e linguagem:(1915-21). São Paulo: Livraria Duas Cidades, 2011.

BOHM, David. Sobre a criatividade. São Paulo: Editora da Unesp, 2011.

CAMPBELL, Joseph. O poder do mito: com Bill Moyers. São Paulo: Palas Athena, 1990.

CASSIM, Bárbara. Jacques, o sofista: Lacan, logos e psicanálise. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

FLUSSER, Vilém. Língua e realidade. São Paulo: Annablume, 2007.

FREUD, Sigmund. (1920-23) Psicologia das massas e análise do Eu e outros. São Paulo:  Companhia das Letras, 2011.

LACAN, Jacques. O desejo e sua interpretação; seminário (1958-59). Porto Alegre: Indústria Gráfica.Metrópole, 2002.

__________. A identificação. Recife: Centro de Estudos Freudianos do Recife, 2003.

__________. O seminário livro 1; os escritos técnicos de Freud (1953-54). Rio de Janeiro: Zahar, 1979.

__________. O simbólico, o imaginário e o real. In: Nomes-do-Pai. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005.

LITTLE, S. Ismos: para entender a arte. São Paulo: Editora Globo, 2010.

SARTRE, Jean-Paul. O que é subjetividade?Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.

Obs: O resumo dos 4 mitos gregos a serem abordados no curso serão enviados por email.

Geral (para ser lida servindo a todas as aulas)


FULGÊNCIO, Leopoldo. Ampliação winnicottiana da noção freudiana de inconsciente. In: Psicologia USP, São Paulo, 2013, 24(1), 143-164.

(Encontrado em: http://www.scielo.br/pdf/pusp/v24n1/v24n1a08 )

GODARD, Hubert & ROLNIK, Suely. Olhar cego. Entrevista com Hubert Godard. Abordagem terapêutica do corpo. Mestre de conferência na Universidade de Paris VIII e Professor no Rols Insitut Bulder, Colorado. Por Suely Rolnik para “Lygia Clark, do objeto ao acontecimento: projeto de ativação de 26 anos de experimentação corporal”. Paris, 21 de julho de 2004. Em Lygia Clark: da obra ao acontecimento. Somos o molde. A você cabe o sopro, catálogo de exposição organizada pelo Musée des Beaux Arts de Nantes, França (08 de outubro a 31 de dezembro de 2005) e pela Pinacoteca do Estado de São Paulo, Brasil (25 de janeiro a 26 de março de 2006) com a colaboração da Associação Cultural “O Mundo de Lygia Clark”. Curadoria: Suely Rolnik e Corinne Diserens; pp.73-78. (Encontrado em:https://docdanca.files.wordpress.com/2013/10/gordard-hubert-olhar-cego.pdf )

ROSA, João Guimarães. O Burrinho Pedrês. In: Sagarana. São Paulo: Círculo do Livro S.A., 1984.

WINNICOTT, Donald Woods. 1949. A mente e sua relação com o psicossoma.In: Da Pediatria à Psicanálise. Rio de Janeiro. Imago Ed, 2000. p.332.

WOOLF, Virginia. Kew Gardens. In: Contos completos. [Tradução de Leonardo Fróes]. São Paulo, Cosac Naify, 2005.

Específica (para ser lida se quiserem, terá passagens lidas em aula, uma ou outra que forem curtas, serão indicadas para leitura antes ou depois da aula).

BECKETT, Samuel. Proust. [Tradução de Arthur Nestrovski]. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.

CALVINO, Italo. Seis propostas para o próximo milênio: lições americanas. [Tradução de Ivo Barroso]. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

DEPRAZ, N.; VARELA F. e VERMERSCH P.. A redução à prova da experiência in Études Phénoménologiques, Tome XVI, Nos. 31-32, 2000. Original: Natalie DEPRAZ, Francisco VARELA & Pierre VERMERSCH: La réduction à l’épreuve de l’expérience, pp.165-184. [Tradução de André Eirado e Virgínia Kastrup].

(Encontrado em:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-52672006000100008 )

FÉDIDA, Pierre & ROLNIK, Suely. Não estar em repouso com as palavras. Entrevista com Pierre Fédida. Psicanalista e filósofo. Analista de Lygia Clark em Paris. Por Suely Rolnik para “Lygia Clark, do objeto ao acontecimento: projeto de ativação de 26 anos de experimentação corporal”. Paris, 15 de julho de 2002. EmLygia Clark: da obra ao acontecimento. Somos o molde. A você cabe o sopro, catálogo de exposição organizada pelo Musée des Beaux Arts de Nantes, França (08 de outubro a 31 de dezembro de 2005) e pela Pinacoteca do Estado de São Paulo, Brasil (25 de janeiro a 26 de março de 2006) com a colaboração da Associação Cultural “O Mundo de Lygia Clark”. Curadoria: Suely Rolnik e Corinne Diserens; pp.69-70.

LORD, James. Um retrato de Giacometti. [Tradução de Célia Euvaldo]. São Paulo, Editora Iluminuras Ltda, 1998.

GENET, Jean. O ateliê de Giacometti. [Tradução de Célia Euvaldo]. São Paulo, Cosac & Naify Edições, 2000.

MÉNARD, RENÉ, 1827-1887. Mitologia greco-romana. [Tradução: Aldo Della Nina]. São Paulo: Opus, 1991.

WINNICOTT, D.W. O brincar e a realidade. [Tradução de José Octávio de Aguiar Abreu e Vanede Nobre]. Rio de Janeiro, Imago Editora Ltda.,1975.

STRAVINSKY, Igor.Poética musical (em 6 lições). [Tradução de Luiz Paulo Horta]. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor Ltda., 1996.

Docente

Breno Menezes e Igor Capellato

Carga horária total

64 horas / 6 meses

Horário

Verifique os horários e unidades disponíveis para cada disciplina.

VER HORÁRIOS

Investimento

matrícula de R$ 200,00 e 5 parcelas e meia de R$ 390,00.