Entre com sua busca

Curso

ARTETERAPIA PSICANALÍTICA

Objetivos do curso:

Oferecer conhecimentos teóricos e práticos em Arteterapia em sua interface com o campo da Psicanálise; capacitar o profissional para a utilização dos recursos artísticos em contextos diversos de atuação: pintura, artes plásticas, teatro, música, dança, desenho, literatura-poesia, cinema e material de mitos; utilizar a arte como ferramenta para a atuação nas áreas da saúde, da educação e social.
Destinado a: psicólogos, arteterapeuta, artistas plásticos, terapeuta ocupacional, professores e áreas afins

Títulos

  • Especialização profissional em “Arteterapia Psicanalítica: Teoria e Práticas”

Carga horária total

520 horas

Modalidade: presencial

Tempo de curso: de 1 ano e meio a 3 anos (varia conforme o número de disciplinas cursadas por semestre; cada disciplina corresponde a 4h/aula/semana, com duração de 1 semestre)

Horário

Verifique os horários e unidades disponíveis para cada disciplina.

VER HORÁRIOS

Investimento

Matrícula única de R$200,00 e mensalidades de acordo com o número de disciplinas cursadas simultaneamente (11 parcelas por ano):

1 DISCIPLINA/semestre: mensalidade de R$ 370,00

2 DISCIPLINAS/semestre: mensalidade de  R$ 555,00 (25% DESCONTO)

3 DISCIPLINAS/semestre: mensalidade de R$ 832,00 (25% DESCONTO)

Grade curricular

Disciplinas
Docentes: Patrícia S. L. Karniol e Breno Menezes.

EMENTA:
O estudo dos fundamentos do passado, presente e futuro da arteterapia.
OBJETIVOS:
  • Focalizar a arteterapia dentro de um enfoque também psicanalítico tendo em vista sua utilização na prática clínica.

Docentes: Gabriel Lavorato Neto, Geraldino Alves Ferreira Netto, Hélio Ribeiro Satalino e Oswaldo  Cassilha.

EMENTA:
Por meio da linguagem artística oportuniza-se a emergência do verdadeiro self, em um processo de criação de sentidos e qualidade para a vida dos indivíduos.
OBJETIVOS:
  • Instrumentalizar o profissional para a utilização dos recursos artísticos em contextos diversos de atuação;
  • Oferecer aos profissionais conhecimento teórico e prático em arteterapia em sua interface com o campo da Psicanálise.

Docentes: Gabriel Lavorato Neto, Geraldino Alves Ferreira Netto, Hélio Ribeiro Satalino e Oswaldo  Cassilha.

EMENTA:
Introdução às teorias da Psicanálise. O pensamento de Sigmund Freud em várias de suas facetas: clínica, metapsicológica e cultural. As múltiplas dimensões das obras psicológicas de S. Freud. A técnica psicanalítica
OBJETIVOS:
  • Conhecer as teorias psicanalíticas de S. Freud
  • Compreender as teorias psicanalíticas e ser capaz de aplicá-las á prática clínica, as diversas práticas sociais e em pesquisas científicas.

Docentes: Ana Maria de França Carneiro e Breno Carneiro de Menezes.

EMENTA:
As bases da teoria psicanalítica de Winnicott: o desenvolvimento emocional primitivo; os três objetos presentes na teoria: os objetos subjetivos, os objetos transicionais e os objetos objetivamente percebidos; a construção do self; as falhas ambientais: as agonias impensáveis sem representação e o falso self; o verdadeiro self e a criatividade; a originalidade e a atualidade da técnica de Winnicott: a técnica da regressão e a técnica do brincar.
OBJETIVOS:
  • Conhecer as teorias e técnicas de Winnicott;
  • Aplicar os conceitos teóricos e técnicos na atuação e intervenção dos processos mentais inconsciente, individual e grupal.

Docente: Rachele da Silva Ferrari.

EMENTA:
Psicanálise e a história da psicopatologia; as esquizofrenias, depressões, pânicos, anorexias, drogadição, distúrbios psicossomáticos; terapia e profilaxia dos distúrbios mentais; saúde mental.
OBJETIVOS:
  • Ter compreensão dos principais quadros mórbidos mentais e psicossomáticos, saber diagnosticá-los e indicar o atendimento.

Atividades Práticas / TCC

EMENTA:
Fazer uma, análise dos aspectos práticos, técnicos e teóricos da supervisão, fornecendo também sínteses teórico-clínicas de supervisões, que constituem um dos pilares da formação do psicanalista.
OBJETIVOS:
  • Preparar os terapeutas-alunos para que, por sua vez, adquiram a capacidade de adaptar seu conhecimento teórico ao material clínico e a compreensão do processo psicanalítico.

EMENTA:
Introduzir a abordagem qualitativa no campo da pesquisa psicanalítica e psicológica social. Discutir a questão metodológica como atividade complexa que demanda profunda integração entre elaboração teórica e prática na construção do conhecimento.
OBJETIVOS:
  • Ensinar o aluno a formular os objetivos do trabalho;
  • Conceituar e problematizar de forma didática a atividade do trabalho de campo;
  • Capacitar o aluno sobre as várias técnicas de análise do material qualitativo fundamentado na hermenêutica;