Entre com sua busca

Curso

PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO TERAPÊUTICA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Objetivos do curso:

Ensinar o desenvolvimento biopsicossocial da criança nas suas diferentes fases; possibilitar a compreensão da problemática emocional da criança e do adolescente, seu contexto familiar, escolar e social. Desenvolver condições de intervenções em atividades ligadas à educação terapêutica individual ou grupal; realizar uma conexão entre o conhecimento psicanalítico e da educação. Oferecer conhecimentos teóricos e técnicos que propicie a ação nas diversas práticas educativas e sociais.
Destinado a: psicólogos, médicos, pedagogos, assistentes sociais e áreas afins

Títulos

  • Formação em “Psicanálise e Educação Terapêutica da Criança e do Adolescente: intervenções clínicas”.

Carga horária total

606 horas

Modalidade: presencial

Tempo de curso: de 2 a 3 anos e meio (varia conforme o número de disciplinas cursadas por semestre; cada disciplina corresponde a 4h/aula/semana, com duração de 1 semestre)

Horário

Verifique os horários e unidades disponíveis para cada disciplina.

VER HORÁRIOS

Investimento

Matrícula única de R$200,00 e mensalidades de acordo com o número de disciplinas cursadas simultaneamente (11 parcelas por ano):

1 DISCIPLINA/semestre: mensalidade de R$ 390,00

2 DISCIPLINAS/semestre: mensalidade de  R$ 585,00 (25% DESCONTO)

Grade curricular

Clique para consultar Ementa e Objetivos

Disciplinas

EMENTA:
Psicopatologia e organizações psicóticas, o adolescente “Borderline”; privação e delinquência na adolescência; tendência anti-social; agressividade normal e patológica; atuação e violência; marginalidade e delinqüência; transtorno de conduta; psicopatologia das condutas centradas no corpo; distúrbios alimentares: anorexia e bulimia; sexualidade e seus distúrbios; comportamentos autodestrutivos; suicídio; drogadição; gravidez e prostituição; instituições e técnicas de psicoterapia individual e grupal.
OBJETIVO:
  • Aplicar os conceitos teóricos e técnicos na atuação e intervenção dos processos mentais inconscientes de crianças e adolescentes.
  • Desenvolver um dispositivo de escuta psicanalítica que propicie a ação nas diversas práticas educativas e sociais.

Docentes: Gabriel Lavorato Neto, Geraldino Alves Ferreira Netto, Hélio Ribeiro Satalino e Oswaldo  Cassilha.

EMENTA:
Introdução às teorias da Psicanálise. O pensamento de Sigmund Freud em várias de suas facetas: clínica, metapsicológica e cultural. As múltiplas dimensões das obras psicológicas de S. Freud. A técnica psicanalítica
OBJETIVOS:
  • Conhecer as teorias psicanalíticas de S. Freud
  • Compreender as teorias psicanalíticas e ser capaz de aplicá-las á prática clínica, as diversas práticas sociais e em pesquisas científicas.

Docentes: Elenice Giannoni e Osvaldo Cassilha Jr.

EMENTA:
As bases da teoria psicanalítica de Melanie Klein, relações objetais, transferência e contra-transferência e a técnica psicanalítica de Melanie Klein.
As bases da teoria psicanalítica de Winnicott: O desenvolvimento emocional primitivo. Os três objetos presentes na teoria: os objetos subjetivos, os objetos transicionais e os objetos objetivamente percebidos.
OBJETIVOS:
  • Conhecer a teoria e técnica de Melanie Klein;
  • Conhecer a teoria e técnica de Winnicott;
  • Saber aplicar os conceitos teóricos e técnicos na atuação e intervenção dos processos mentais inconscientes.

Docentes: Rachele da Silva Ferrari.

EMENTA:
EMENTA:
Psicanálise e a história da psicopatologia; as esquizofrenias, depressões, pânicos, anorexias, drogadição, distúrbios psicossomáticos; terapia e profilaxia dos distúrbios mentais; saúde mental.
OBJETIVOS:
  • Ter compreensão dos principais quadros mórbidos mentais e psicossomáticos, saber diagnosticá-los e indicar o atendimento.

EMENTA:
Oferecer os principais conceitos teóricos e técnicos eficazes em psicoterapia de casal-família.
OBJETIVOS:
  • Apresentar a(o) aluno(a) uma compreensão dos processos psíquicos no casal e na família sob perspectivas sistêmica e psicanalítica;
  • Transmitir noções básicas sobre terapia familiar e de casal;
  • Desenvolver o método com casais e famílias com objetivo psicoterapêutico.

Atividades Práticas / TCC

EMENTA:
Aplicar os conhecimentos  técnicos e teóricos desenvolvidos ao longo do curso, na prática psicanalítica, através de atendimento clínico supervisionado em terapias: casal; família; grupo; crianças e adolescentes; e arteterapia.
OBJETIVOS:
  • Proporcionar aos profissionais/alunos a oportunidade da prática psicanalítica;
  • Facilitar a troca teórica e prática entre profissionais;
  • Proporcionar estudos de casos sob supervisão

OBS: Os alunos que exercem atividades em outras instituições poderão, a seu critério, ser dispensados desta atividade. Neste caso, deverão requerer a dispensa e apresentar documentos comprobatórios para a anuência da coordenação do curso.

EMENTA:
Fazer uma, análise dos aspectos práticos, técnicos e teóricos da supervisão, fornecendo também sínteses teórico-clínicas de supervisões, que constituem um dos pilares da formação do psicanalista.
OBJETIVOS:
  • Preparar os terapeutas-alunos para que, por sua vez, adquiram a capacidade de adaptar seu conhecimento teórico ao material clínico e a compreensão do processo psicanalítico.

EMENTA:
Introduzir a abordagem qualitativa no campo da pesquisa psicanalítica e psicológica social. Discutir a questão metodológica como atividade complexa que demanda profunda integração entre elaboração teórica e prática na construção do conhecimento.
OBJETIVOS:
  • Ensinar o aluno a formular os objetivos do trabalho;
  • Conceituar e problematizar de forma didática a atividade do trabalho de campo;
  • Capacitar o aluno sobre as várias técnicas de análise do material qualitativo fundamentado na hermenêutica;

50% desconto na matrícula até 31/12/18

Primeira mensalidade em março/2019