Entre com sua busca

Course

PSICANÁLISE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: TEORIA E TÉCNICA

Objetivos do curso:

Ensinar o desenvolvimento biopsicossocial da criança nas suas diferentes fases; possibilitar a compreensão da problemática emocional da criança e do adolescente, seu contexto familiar, escolar e social. Desenvolver condições de intervenções em atividades ligadas à educação terapêutica individual ou grupal; Realizar uma conexão entre o conhecimento psicanalítico e da educação. Oferecer conhecimentos teóricos e técnicos que propicie a ação nas diversas práticas educativas e sociais.
Destinado a: psicólogos, médicos, pedagogos, assistentes sociais e áreas afins

Títulos

  • Formação em “Psicanálise da Criança e do Adolescente: teoria e técnicas”.

Carga horária total

694 horas

Modalidade: presencial

Tempo de curso: de 2 a 4 anos (varia conforme o número de disciplinas cursadas por semestre; cada disciplina corresponde a 4h/aula/semana, com duração de 1 semestre)

Horário

Verifique os horários e unidades disponíveis para cada disciplina.

VER HORÁRIOS

Investimento

Matrícula única de R$200,00 e mensalidades de acordo com o número de disciplinas cursadas simultaneamente (11 parcelas por ano):

1 DISCIPLINA/semestre: mensalidade de R$ 390,00

2 DISCIPLINAS/semestre: mensalidade de  R$ 585,00 (25% DESCONTO)

3 DISCIPLINAS/semestre: mensalidade de R$ 877,50 (25% DESCONTO)

Grade curricular

Clique para consultar Ementa e Objetivos

Disciplinas
Docentes: Andréa Davide Morelli, Maria Teresa Pires Menicucci

EMENTA:
Apresentar as ideias básicas da psicologia humana e seu desenvolvimento, sobre uma perspectiva psicanalítica.
OBJETIVO:
  • Aproximar o aluno ingressante nos conteúdos de psicologia sob a perspectiva psicanalítica.
  • Apresentar as perspectivas do pensamento e da prática psicanalítica.
  • Apresentar noções chaves da psicanálise, preparando o candidato para construir um conjunto teórico coerente e bem estruturado ao longo da formação.

Docentes: Gabriel Lavorato Neto, Geraldino Alves Ferreira Netto, Hélio Ribeiro Satalino e Oswaldo  Cassilha.

EMENTA:
Introdução às teorias da Psicanálise. O pensamento de Sigmund Freud em várias de suas facetas: clínica, metapsicológica e cultural. As múltiplas dimensões das obras psicológicas de S. Freud. A técnica psicanalítica
OBJETIVOS:
  • Conhecer as teorias psicanalíticas de S. Freud
  • Compreender as teorias psicanalíticas e ser capaz de aplicá-las á prática clínica, as diversas práticas sociais e em pesquisas científicas.

Docentes: Elenice Giannoni e Osvaldo Cassilha Jr.

EMENTA:
As bases da teoria psicanalítica de Melanie Klein, relações objetais, transferência e contra-transferência e a técnica psicanalítica de Melanie Klein.
OBJETIVOS:
  • Conhecer a teoria e técnica de Melanie Klein;
  • Aplicar os conceitos teóricos e técnicos na atuação e intervenção dos processos mentais inconscientes de crianças e adolescentes.

EMENTA:
As bases da teoria psicanalítica de Winnicott: O desenvolvimento emocional primitivo. Os três objetos presentes na teoria: os objetos subjetivos, os objetos transicionais e os objetos objetivamente percebidos.
OBJETIVOS:
  • Conhecer a teoria e técnica de Winnicott;
  • Aplicar os conceitos teóricos e técnicos na atuação e intervenção dos processos mentais inconscientes.
  • Desenvolver um dispositivo de escuta psicanalítica que propicie a ação nas diversas práticas educativas e sociais.

EMENTA:
Oferecer os principais conceitos teóricos e técnicos eficazes em psicoterapia de casal-família.
OBJETIVOS:
  • Apresentar a(o) aluno(a) uma compreensão dos processos psíquicos no casal e na família sob perspectivas sistêmica e psicanalítica;
  • Transmitir noções básicas sobre terapia familiar e de casal;
  • Desenvolver o método com casais e famílias com objetivo psicoterapêutico.

EMENTA:
As contribuições de Bion na psicanálise de grupo e a função do analista de grupo. A questão do grupo na psicanálise, a realidade psíquica do grupo, aspectos teóricos e técnicos da psicanálise de grupo, as práticas psicoterápicas de grupo.
OBJETIVOS:
  • Conhecer as teorias de psicanálise de grupo;
  • Aplicar o método e a técnica da psicanálise de grupo para conduzir o processo terapêutico psicanalítico;
  • Conhecer as teorias da realidade psíquicas nas instituições e os processos mentais que se dão coletivamente;
  • Aplicar o conhecimento teórico e técnico em pesquisas científicas.

Docentes: Breno Menezes e Igor Capellato

EMENTA:
O estudo dos fundamentos do passado, presente e futuro da arteterapia. Por meio da linguagem artística oportuniza-se a emergência do verdadeiro self, em um processo de criação de sentidos e qualidade para a vida dos indivíduos.
OBJETIVOS:
  • Focalizar a arteterapia dentro de um enfoque também psicanalítico tendo em vista sua utilização na prática clínica.
  • Instrumentalizar o profissional para a utilização dos recursos artísticos em contextos diversos de atuação;
  • Oferecer aos profissionais conhecimento teórico e prático em arteterapia em sua interface com o campo da Psicanálise.

Atividades Práticas / TCC

EMENTA:
Aplicar os conhecimentos  técnicos e teóricos desenvolvidos ao longo do curso, na prática psicanalítica, através de atendimento clínico supervisionado em terapias: casal; família; grupo; crianças e adolescentes; e arteterapia.
OBJETIVOS:
  • Proporcionar aos profissionais/alunos a oportunidade da prática psicanalítica;
  • Facilitar a troca teórica e prática entre profissionais;
  • Proporcionar estudos de casos sob supervisão

OBS: Os alunos que exercem atividades em outras instituições poderão, a seu critério, ser dispensados desta atividade. Neste caso, deverão requerer a dispensa e apresentar documentos comprobatórios para a anuência da coordenação do curso.

EMENTA:
Fazer uma, análise dos aspectos práticos, técnicos e teóricos da supervisão, fornecendo também sínteses teórico-clínicas de supervisões, que constituem um dos pilares da formação do psicanalista.
OBJETIVOS:
  • Preparar os terapeutas-alunos para que, por sua vez, adquiram a capacidade de adaptar seu conhecimento teórico ao material clínico e a compreensão do processo psicanalítico.

EMENTA:
Introduzir a abordagem qualitativa no campo da pesquisa psicanalítica e psicológica social. Discutir a questão metodológica como atividade complexa que demanda profunda integração entre elaboração teórica e prática na construção do conhecimento.
OBJETIVOS:
  • Ensinar o aluno a formular os objetivos do trabalho;
  • Conceituar e problematizar de forma didática a atividade do trabalho de campo;
  • Capacitar o aluno sobre as várias técnicas de análise do material qualitativo fundamentado na hermenêutica;

25% desconto para duas ou mais disciplinas cursadas no semestre