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Course

PSICANÁLISE: TEORIA, TÉCNICA E PRÁTICA

O curso de Formação em Psicanálise do CEFAS inclui em sua estrutura curricular:

a) as teorias psicanalíticas freudianas fundamentais as quais procuram agrupar textos em torno de um eixo comum.
b) conceitos psicanalíticos fundamentais na escola inglesa das relações objetais para a psicoterapia psicanalítica;
c) o método psicanalítico para aplicação no trabalho analítico, visando aperfeiçoar a escuta psicanalítica clínica.

O que é Psicanálise?

A Psicanálise é  um modo particular de tratamento psicoterapêutico dos conflitos emocionais desenvolvido por Sigmund Freud. Utiliza-se de conhecimentos teóricos e de técnicas e práticas que se ocupam da estrutura e funcionamento psíquico e dos seus processos inconscientes. Partindo de seu criador, a Psicanálise recebeu a contribuição de psicanalistas como Lacan, Klein, Winnicott, Bion e, ainda, de psicanalistas contemporâneos que deram continuidade ao trabalho iniciado por Freud, difundindo e desenvolvendo esta prática clínica.

Objetivos do curso:

Apresentar os princípios da psicanálise (teorias e técnicas), que historicamente se desenvolveram gradualmente a partir das necessidades da prática psicoterapêutica. Introduzir o método científico psicanalítico, que investiga as forças e motivações inconscientes, as quais produzem os fenômenos psíquicos em função de processos de desenvolvimento, de progressão ou de regressão.

Destinado a: psicólogos, médicos e outros profissionais de nível superior, interessados no exercício profissional da Psicanálise

Títulos

  • Formação em Psicanálise: Teoria, Técnica e Prática

Uma vez concluídas as obrigações curriculares, e tendo sido nelas aprovado, o aluno será qualificado como Psicanalista. Simultaneamente, será admitido ou alçado à condição de membro profissional da ABPPAG – Associação Brasileira de Psicanálise e Psicoterapia Analítica de Grupo.

Carga-horária e duração

Carga-horária total: 700 horas

Duração: mínima de dois anos e meio e máxima de quatro anos e meio (varia conforme o número de disciplinas cursadas por semestre; cada disciplina corresponde a uma frequência semanal de 3h30/aula, com duração de 1 semestre)

Constituem a parte da formação estruturada sobre o conhecimento das diversas correntes teóricas da psicanálise. As aulas e seminários são ministrados e coordenados por professores-efetivos do CEFAS, e visam introduzir e aprofundar os estudos dos autores e pensadores clássicos e contemporâneos da Psicanálise, assim como uma introdução à prática clínica.

  • Disciplinas de seminários teórico-técnicos: 10 módulos semestrais

Aliado aos estudos teóricos, o aspirante a psicanalista precisa “fazer análise” para o seu autoconhecimento, ou seja, tornar-se ele mesmo paciente de um psicanalista, trabalhando suas questões pessoais para ter condições de exercer as suas funções junto a seu paciente de forma ética.

Tem como base a experiência de atendimento clínico por parte do aluno em estágio na Clínica-Escola do CEFAS. Nesta etapa, o aspirante a psicanalista deve atender pacientes/analisandos sob a supervisão de um psicanalista experiente. Ocorrem através de seminários clínicos de supervisão em grupo, que apresentam casos clínicos à luz da teoria psicanalítica, busca-se expandir e aprimorar a escuta psicanalítica

Modalidades de Ensino

Todas as disciplinas teóricas-técnicas, supervisão e atividades práticas são realizadas no CEFAS Campinas.

As disciplinas teóricas-técnicas e supervisão clínica são realizadas remotamente, com aulas ao-vivo e as atividades práticas podem ser cumpridas no CEFAS ou em instituições conveniadas ou consultório em localidades próximas ao aluno.

Horário

  • às terças-feiras, das 19:00 às 22:30 (Turma EAD) e/ou
  • às quartas-feiras, das 19:00 às 22:30 (Turma EAD) e/ou
  • aos sábados, das 09:00 às 12:30 (Turma presencial).

Início: março de 2024

Investimento

Matrícula única de R$ 190,00 e 6 parcelas semestrais (12 parcelas anuais) de acordo com a quantidade de disciplinas cursadas no semestre

1 Disciplina: 6 X R$ 470,00 (Total semestre: R$ 2820,00)
2 Disciplinas: 6 X R$ 705,00 (Total semestre: R$ 4230,00)
3 Disciplinas: 6 X R$ 1057,50 (Total semestre: R$ 6345,00)

Grade curricular

Clique para consultar Ementa e Objetivos

Disciplinas

EMENTA:
Introdução às formulações iniciais de Freud sobre o funcionamento mental. A constituição
da psicanálise como campo do saber. A primeira tópica freudiana. As formulações
posteriores em Lacan.
OBJETIVOS:
  • Conhecer os principais conceitos que embasam a psicanálise e o contexto histórico
    de sua formulação;
  • Estabelecer a associação entre o fenômeno psíquico e as produções do inconsciente;
  • Compreender os fenômenos psicológicos presentes na clínica.

EMENTA:
As teorias da Psicanálise. A Segunda Tópica Do Pensamento Freudiano, Metapsicologia. Casos clinicos de Freud.
OBJETIVOS:
  • Conhecer os principais conceitos que embasam a psicanálise e o contexto histórico de sua formulação;
  • Conhecer a metapsicologia e ser capaz de estabelecer as correlações entre as 1ª e 2ª tópicasfreudianas;
  • Compreender a dinâmica psiquica conforme apresentada por Freud em seus casos clínicos.

EMENTA:
Método e técnica de intervenção psicanalítica. Instrumentos de intervenção clínica; etapas
do processo terapêutico. Situação analítica.
OBJETIVOS:
  • Conhecer os processo psicanalitico de intervenção terapeutica;
  • Compreender os fenômenos psicológicos presentes na clínica;
  • Compreender o processo da psicoterapia psicanalítica e suas etapas.

 

EMENTA:
As bases da teoria psicanalítica de Melanie Klein, relações objetais, transferência e contra-transferência e a técnica psicanalítica de Melanie Klein.
OBJETIVOS:
  • Conhecer a teoria e técnica de Melanie Klein;
  • Aplicar os conceitos teóricos e técnicos na atuação e intervenção dos processos mentais inconscientes de crianças e adolescentes.

EMENTA:
Psicanálise e a história da psicopatologia; as esquizofrenias, depressões, pânicos, anorexias, drogadição, distúrbios psicossomáticos; terapia e profilaxia dos distúrbios mentais; saúde mental.
OBJETIVOS:
  • Ter compreensão dos principais quadros mórbidos mentais e psicossomáticos, saber diagnosticá-los e indicar o atendimento.

EMENTA:
As bases da teoria psicanalítica de Winnicott: O desenvolvimento emocional primitivo. Os três objetos presentes na teoria: os objetos subjetivos, os objetos transicionais e os objetos objetivamente percebidos.
OBJETIVOS:
  • Conhecer a teoria e técnica de Winnicott;
  • Aplicar os conceitos teóricos e técnicos na atuação e intervenção dos processos mentais inconscientes.
  • Desenvolver um dispositivo de escuta psicanalítica que propicie a ação nas diversas práticas educativas e sociais.

EMENTA;
As contribuições de Bion na psicanálise de grupo e a função do analista de grupo. A questão do grupo na psicanálise, a realidade psíquica do grupo, aspectos teóricos e técnicos da psicanálise de grupo, as práticas psicoterápicas de grupo.
OBJETIVOS:
  • Conhecer as teorias de psicanálise de grupo;
  • Aplicar o método e a técnica da psicanálise de grupo para conduzir o processo terapêutico psicanalítico;
  • Conhecer as teorias da realidade psíquicas nas instituições e os processos mentais que se dão coletivamente;
  • Aplicar o conhecimento teórico e técnico em pesquisas científicas.

EMENTA:
Diálogo sobre a investigação em Psicanálise, sobre a polissemia dos fenômenos psíquicos do processo dialético e as dificuldades do supervisionado na relação analista-paciente.
OBJETIVOS:
  • Aprimorar a escuta clínica;
  • Amparar, fundamentar e aprimorar aprática clínica por meio de uma estrutura teórico-técnica-metodológica;
  • Considerar os princípios éticos no processo psicanalítico.

EMENTA:
Reflexão e compreensão em torno dos materiais de casos clínicos apresentados pelo
supervisionado e discutido sob a orientação de um supervisor experiente na clínica psicanalítica.
OBJETIVOS:
  • Compreender o manejo da transferência e da contratransferência;
  • Enfatizar os conceitos básicos na análise de uma sessão tomada em detalhes e globalmente, destacando o desenvolvimento da capacidade de observação e de formulação das interpretações;
  • Desenvolver a compreensão interna (insight) do caso apresentado.

EMENTA:
Introduzir a abordagem qualitativa no campo da pesquisa psicanalítica e psicológica social. Discutir a questão metodológica como atividade complexa que demanda profunda integração entre elaboração teórica e prática na construção do conhecimento.
OBJETIVOS:
  • Ensinar o aluno a formular os objetivos do trabalho;
  • Conceituar e problematizar de forma didática a atividade do trabalho de campo;
  • Capacitar o aluno sobre as várias técnicas de análise do material qualitativo fundamentado na hermenêutica;

Atividades Práticas / Complementares

EMENTA:
Aplicar os conhecimentos  técnicos e teóricos apreendidos ao longo do curso, na prática psicanalítica, através de atendimento clínico supervisionado em terapias: casal; família; grupo; crianças e adolescentes; e arteterapia.
OBJETIVOS:
  • Proporcionar aos profissionais/alunos a oportunidade da prática psicanalítica;
  • Facilitar a troca teórica e prática entre profissionais;
  • Proporcionar estudos de casos sob supervisão
  • OBS: Os alunos que exercem atividades em outras instituições poderão, a seu critério, ser dispensados desta atividade. Neste caso, deverão requerer a dispensa e apresentar documentos comprobatórios para a anuência da coordenação do curso.

EMENTA:
Contribuir na formação acadêmica do aluno, através da participação de eventos científicos e culturais e estimular o contato com a iniciação cientifica e campo da pesquisa.

EMENTA:
Tornar-se psicanalista é um processo que envolve o cumprimento do tripé psicanalítico: teórico-técnico, supervisão prática-clínica e análise pessoal

Curso mais procurado

Reconhecimento pela FLAPAG (Federação Latino-Americana de Psicanálise e Grupalidade) e pelo Centro de Estudos Científicos em Psicanálise e Análise de Grupos (CECPAG).

25% desconto para duas ou mais disciplinas cursadas no semestre
Não válido para as disciplinas de Supervisão e Orientação.