De casal, família, grupo, arteterapia e psicoterapia breve
O curso de especialização estuda pela primeira vez técnicas psicoterápicas e teorias renovadoras de uma psicanalise acadêmica, abrindo novos campos e gerando conhecimento teórico-técnico, relendo e elaborando de uma maneira respeitosa e enriquecedora sobre as técnicas de “Psicoterapias Psicanalíticas”.
De casal, família, grupo, arteterapia e psicoterapia breve
Psicoterapias psicanalíticas:
De casal, família, grupo, arteterapia e psicoterapia breve
O curso de especialização estuda pela primeira vez técnicas psicoterápicas e teorias renovadoras de uma psicanalise acadêmica, abrindo novos campos e gerando conhecimento teórico-técnico, relendo e elaborando de uma maneira respeitosa e enriquecedora sobre as técnicas de “Psicoterapias Psicanalíticas”.
Tem por objetivo capacitar o profissional a aplicar as técnicas de “Psicoterapias Psicanalíticas: de Casal-Família, Psicanalise de Grupo, Arteterapia e Psicoterapia Breve”. Principalmente no consultório, na clínica privada, nas instituições de saúde, nas instituições de ensino e centros comunitários.
Ensina os princípios psicoterapêuticos básicos, capazes de caracterizar as “Psicoterapias Psicanalíticas”, como foco sobre a interação de duas subjetividades: do psicoterapeuta e do paciente, dentro da matriz transferencial e contratransferencial.
Destinado a: Psicólogos, médicos, sociólogos, advogados, artistas plásticos, comunicação, pedagogos e outras áreas a fim. O curso tem utilidade para um público bastante amplo, todas aquelas pessoas que interessam nas aplicações mais difundidas da Psicanalise.
Títulos
Especialização em “Psicoterapia Psicanalítica: de Casal-Família, Grupo, Arteterapia e Psicoterapia Breve”
Carteira do psicólogo clínico pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) – exclusivo para psicólogo(a)s
CARGA HORÁRIO E DURAÇÃO
Carga-horária total: 432 horas
Duração: mínima de 18 meses e máxima de 36 meses (varia conforme o número de disciplinas cursadas por semestre; cada disciplina corresponde a uma frequência semanal de 3h30/aula, com duração de 1 semestre).
MODALIDADES DE ENSINO
PRESENCIAL
Disciplinas, supervisão clínica e atividades práticas realizadas no CEFAS Campinas.
ENSINO À DISTÂNCIA
Disciplinas e supervisão clínica são realizadas remotamente, com aulas ao-vivo. As atividades práticas podem ser cumpridas no CEFAS, instituições conveniadas ou consultórios.
HORÁRIO: turmas 2026
• Presencial – 1 disciplina: sábado, das 09:00 às 12:30
• EAD – 1 disciplina: segunda-feira, das 19:00 às 22:30
• EAD – 2 disciplinas: segunda-feira, das 19:00 às 22:30 e quarta-feira, das 19:00 às 22:30
• Híbrido – 2 disciplinas: sábado, das 09:00 às 12:30 e quarta-feira, das 19:00 às 22:30
Início: a partir de 14 de março de 2026
INVESTIMENTO
Matrícula única de R$ 190,00 + 6 parcelas por semestre (12 parcelas anuais) de acordo com opção de plano de pagamento para o semestre:
O curso de especialização inicia pela disciplina “Obras Psicológicas de S. Freud: Metapsicologia Freudiana”, para efeito de compreensão da teoria psicanalítica e da aplicação do método terapêutico psicanalítico. Os conceitos fundamentais: três ensaios sobre a teoria da sexualidade, o complexo de Édipo, a interpretação dos sonhos, sobre o narcisismo, os instintos e suas vicissitudes, o inconsciente, além do princípio do prazer, o ego e o Id, inibições, sintomas e ansiedades e a dinâmica da transferência.
A segunda disciplina “Psicanálise de grupo e contribuições de Bion e contemporâneos: teorias e técnicas”, propõe a psicanalise de grupo como uma construção do método psicanalítico; estuda os efeitos do inconsciente, de tratamento dos transtornos psíquicos, de transformação da relação do sujeito com sua história; oferece conceitos fundamentais e fragmentos de material clínico para refletir, aprender e pensar psicanaliticamente sobre psicoterapias com grupo de crianças e adolescentes; oferece subsídios para o trabalho clínico com grupo; aborda questões que envolvem o diagnóstico e o processo psicanalítico com grupos.
Desenvolve um estudo sistemático e elabora um panorama dos mais fundamentais conceitos teóricos e técnicos da Psicanálise de casal e família. Estuda as estruturas vinculares inconscientes: os conceitos do narcisismo, das relações objetivas primitivas, bem como a teoria do vínculo. Aborda os fatores inconscientes que determinam os múltiplos tipos de vínculo casal-família; repensa aspectos técnicos como o uso da transferência, contratransferência e da associação livre.
A quarta disciplina estuda aspectos psicodinâmicos do adoecimento contemporâneo; conceitos teóricos-técnicos fundamentais da psicoterapia breve psicanalítica e do pronto atendimento; o enquadramento e planejamento do processo terapêutico, relação paciente e terapeuta; análise da demanda de diagnóstico da organização psíquica do paciente; temas de psicopatologia e etapas do processo psicoterápico, manejo clínico das situações complexas. Capacita o profissional para atendimento em “Psicoterapia breve psicanalítica, tanto para quem trabalha na rede pública, na clínica privada ou com convênios.
Estuda a influência do inconsciente nas obras de arte e mitos e ensina o método psicanalítico, aplicado sob um enfoque científico na arteterapia e mitos. A psicanálise sempre se interessou pela sua aplicação nos mais variados setores do conhecimento e das atividades humanas.
A sexta disciplina “Supervisão de atividades práticas”, tem por objetivo capacitar o aluno para adquirir as habilidades e os conhecimentos necessários para exercer suas funções terapêuticas com dignidade e ética. A supervisão visa ilustrar a maneira em que o psicoterapeuta se aproxima do material clínico, registrado durante seu estágio na escola clínica do CEFAS.
Introduzir a abordagem qualitativa no campo da pesquisa psicanalítica e psicológica social. Discutir a questão metodológica como atividade complexa que demanda profunda integração entre elaboração teórica e prática na construção do conhecimento.
OBJETIVOS:
Ensinar o aluno a formular os objetivos do trabalho;
Conceituar e problematizar de forma didática a atividade do trabalho de campo;
Capacitar o aluno sobre as várias técnicas de análise do material qualitativo fundamentado na hermenêutica;
Todas as sete disciplinas teórico-técnicas, incluem habitualmente fragmentos de casos clínicos, permitindo o profissional-aluno um amplo treinamento nas técnicas de “Psicoterapias Psicanalíticas”.