Desenvolver um método de investigação dos processos mentais e um dispositivo de escuta psicanalítica que propicie a ação clínica nas diversas práticas sociais e da saúde.
Desenvolver um método de investigação dos processos mentais e um dispositivo de escuta psicanalítica que propicie a ação clínica nas diversas práticas sociais e da saúde.
a) as teorias psicanalíticas freudianas fundamentais, que procuram agrupar suas obras em torno de um eixo comum;
b) conceitos psicanalíticos fundamentais na escola inglesa das relações objetais para a psicoterapia psicanalítica;
c) o método psicanalítico para aplicação no trabalho analítico, visando aperfeiçoar a escuta psicanalítica clínica.
O que é a psicanálise?
A Psicanálise é um modo particular de tratamento psicoterapêutico dos conflitos emocionais desenvolvido por Sigmund Freud. Utiliza-se de conhecimentos teóricos e de técnicas e práticas que se ocupam da estrutura e funcionamento psíquico e dos seus processos inconscientes. Partindo de seu criador, a Psicanálise recebeu a contribuição de psicanalistas como Lacan, Klein, Winnicott, Bion e, ainda, de psicanalistas contemporâneos que deram continuidade ao trabalho iniciado por Freud, difundindo e desenvolvendo esta prática clínica.
OBJETIVOS DO CURSO
Apresentar os princípios da psicanálise (teorias e técnicas), que se desenvolveram gradualmente a partir das necessidades da prática psicoterapêutica. Introduzir o método científico psicanalítico, que investiga as forças e motivações inconscientes, as quais produzem os fenômenos psíquicos em função de processos de desenvolvimento, de progressão ou de regressão.
Destinado a: psicólogos, médicos e outros profissionais de nível superior, interessados no exercício profissional da Psicanálise
Títulos
Formação em Psicanálise: Teoria, Técnica e Prática
Uma vez concluídas as obrigações curriculares, e tendo sido nelas aprovado, o aluno será qualificado como Psicanalista. Simultaneamente, será admitido como membro profissional da ABPPAG – Associação Brasileira de Psicanálise e Psicoterapia Analítica de Grupo.
CARGA HORÁRIO E DURAÇÃO
Carga-horária total: 700 horas
Duração: mínima de 5 semestres e máxima de 10 semestres (varia conforme o número de disciplinas cursadas por semestre; cada disciplina corresponde a uma frequência semanal de 3h30/aula, com duração de 1 semestre letivo).
1. AULAS E SEMINÁRIOS TEÓRICOS
As aulas e seminários teórico-técnicos são ministrados e coordenados por professores-efetivos do CEFAS, e visam introduzir e aprofundar os estudos dos autores e pensadores clássicos e contemporâneos da Psicanálise, assim como uma introdução à prática clínica.
Disciplinas : 10 módulos
2. ANÁLISE PESSOAL
Aliado aos estudos teóricos, o aspirante a psicanalista deve “fazer análise” para o seu autoconhecimento, ou seja, tornar-se ele mesmo paciente de um psicanalista, trabalhando suas questões pessoais para ter condições de exercer as suas funções junto a seu paciente de forma ética.
3. SUPERVISÃO CLÍNICA
Tem como base a experiência de atendimento clínico por parte do aluno em estágio na Clínica-Escola do CEFAS. Nesta etapa, o aspirante a psicanalista deve atender pacientes/analisandos sob a supervisão de um psicanalista experiente. Ocorrem através de seminários clínicos de supervisão em grupo, que apresentam casos clínicos à luz da teoria psicanalítica, para aprimorar a escuta psicanalítica
MODALIDADES DE ENSINO
PRESENCIAL
Disciplinas, supervisão clínica e atividades práticas realizadas no CEFAS Campinas.
ENSINO À DISTÂNCIA
Disciplinas e supervisão clínica são realizadas remotamente, com aulas ao-vivo. As atividades práticas podem ser cumpridas no CEFAS ou em instituições conveniadas ou consultórios.
HORÁRIO: turmas 2026
• Presencial – 1 Disciplina: sábado, das 09:00 às 12:30
• EAD – 1 Disciplina: segunda-feira, das 19:00 às 22:30
• EAD – 2 Disciplinas: segunda-feira, das 19:00 às 22:30 e quinta-feira, das 19:00 às 22:30
• Híbrido – 2 Disciplinas: sábado, das 09:00 às 12:30 (Presencial) e quinta-feira, das 19:00 às 22:30 (EAD)
Início: a partir de 12 de março de 2026
INVESTIMENTO
Matrícula única de R$ 190,00 + 6 parcelas por semestre (12 parcelas anuais) de acordo com opção de plano de pagamento para o semestre:
Introdução às formulações iniciais de Freud sobre o funcionamento mental. A constituição
da psicanálise como campo do saber. A primeira tópica freudiana. As formulações
posteriores em Lacan.
OBJETIVOS:
Conhecer os principais conceitos que embasam a psicanálise e o contexto histórico
de sua formulação;
Estabelecer a associação entre o fenômeno psíquico e as produções do inconsciente;
Compreender os fenômenos psicológicos presentes na clínica.
Psicanálise e a história da psicopatologia; as esquizofrenias, depressões, pânicos, anorexias, drogadição, distúrbios psicossomáticos; terapia e profilaxia dos distúrbios mentais; saúde mental.
OBJETIVOS:
Ter compreensão dos principais quadros mórbidos mentais e psicossomáticos, saber diagnosticá-los e indicar o atendimento.
As bases da teoria psicanalítica de Winnicott: O desenvolvimento emocional primitivo. Os três objetos presentes na teoria: os objetos subjetivos, os objetos transicionais e os objetos objetivamente percebidos.
OBJETIVOS:
Conhecer a teoria e técnica de Winnicott;
Aplicar os conceitos teóricos e técnicos na atuação e intervenção dos processos mentais inconscientes.
Desenvolver um dispositivo de escuta psicanalítica que propicie a ação nas diversas práticas educativas e sociais.
As contribuições de Bion na psicanálise de grupo e a função do analista de grupo. A questão do grupo na psicanálise, a realidade psíquica do grupo, aspectos teóricos e técnicos da psicanálise de grupo, as práticas psicoterápicas de grupo.
OBJETIVOS:
Conhecer as teorias de psicanálise de grupo;
Aplicar o método e a técnica da psicanálise de grupo para conduzir o processo terapêutico psicanalítico;
Conhecer as teorias da realidade psíquicas nas instituições e os processos mentais que se dão coletivamente;
Aplicar o conhecimento teórico e técnico em pesquisas científicas.
Diálogo sobre a investigação em Psicanálise, sobre a polissemia dos fenômenos psíquicos do processo dialético e as dificuldades do supervisionado na relação analista-paciente.
OBJETIVOS:
Aprimorar a escuta clínica;
Amparar, fundamentar e aprimorar aprática clínica por meio de uma estrutura teórico-técnica-metodológica;
Considerar os princípios éticos no processo psicanalítico.
Reflexão e compreensão em torno dos materiais de casos clínicos apresentados pelo
supervisionado e discutido sob a orientação de um supervisor experiente na clínica psicanalítica.
OBJETIVOS:
Compreender o manejo da transferência e da contratransferência;
Enfatizar os conceitos básicos na análise de uma sessão tomada em detalhes e globalmente, destacando o desenvolvimento da capacidade de observação e de formulação das interpretações;
Desenvolver a compreensão interna (insight) do caso apresentado.
Introduzir a abordagem qualitativa no campo da pesquisa psicanalítica e psicológica social. Discutir a questão metodológica como atividade complexa que demanda profunda integração entre elaboração teórica e prática na construção do conhecimento.
OBJETIVOS:
Ensinar o aluno a formular os objetivos do trabalho;
Conceituar e problematizar de forma didática a atividade do trabalho de campo;
Capacitar o aluno sobre as várias técnicas de análise do material qualitativo fundamentado na hermenêutica;
Aplicar os conhecimentos técnicos e teóricos apreendidos ao longo do curso, na prática psicanalítica, através de atendimento clínico supervisionado em terapias: casal; família; grupo; crianças e adolescentes; e arteterapia.
OBJETIVO:
Proporcionar aos profissionais/alunos a oportunidade da prática psicanalítica;
Facilitar a troca teórica e prática entre profissionais;
Proporcionar estudos de casos sob supervisão
OBS: Os alunos que exercem atividades em outras instituições poderão, a seu critério, ser dispensados desta atividade. Neste caso, deverão requerer a dispensa e apresentar documentos comprobatórios para a anuência da coordenação do curso.
Contribuir na formação acadêmica do aluno, através da participação de eventos científicos e culturais e estimular o contato com a iniciação cientifica e campo da pesquisa.