fbpx

Entre com sua busca

post

ATUALIZAÇÃO DA GRADE: NOVA PRÁTICA DE SUPERVISÃO

ATUALIZAÇÃO DA GRADE: NOVA PRÁTICA DE SUPERVISÃO

A direção Acadêmica do CEFAS, considerando a necessidade de ampliação e aprofundamento da prática clínica dos alunos de seu curso profissional de FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE – TEORIA, TÉCNICA E PRÁTICA, e considerando a importância da prática de Supervisão no processo formativo dos futuros psicanalistas, decidiu suprimir o TCC e a disciplina “Orientação de TCC”, reformulando a prática de Supervisão e segmentando-a em duas partes: Supervisão 1 – Seminários Clínicos, e Supervisão 2 – Estudos de Casos nas Atividades Clínicas, que serão implementadas sob coordenação de experientes docentes do CEFAS.

Essa nova estrutura considera o fato de que a disciplina Orientação de TCC e a elaboração do TCC são de interesse mais específico dos alunos que se interessem pela área de Pesquisa, além de ser prática obrigatória estabelecida pelo MEC para quem faz os CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO. Sendo a Orientação de TCC e a elaboração do TCC, portanto, desnecessárias para os alunos da FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE – para os quais é mais importante aprofundar o conhecimento do processo analítico que se dá através da Supervisão.

Objetivos da Supervisão

Entre os objetivos da Supervisão para a FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE, um dos mais importantes é a integração entre Teoria e Clínica. Igualmente essencial é a transmissão de procedimentos utilizados pelo analista para adaptar seu conhecimento teórico ao material clínico e à compreensão do processo analítico. Assim, esta reformulação na prática de Supervisão do CEFAS procura incrementar ainda mais o aprendizado do instrumental psicanalítico do supervisionado.

A Supervisão, para o supervisionado, tem como objetivos:

  1. Aprender a aplicar o setting psicanalítico;
  2. Saber investigar uma gama de fenômenos emocionais que se manifestam durante o processo psicoterápico;
  3. Aprender a trabalhar sobre os processos transferenciais e contratransferenciais;
  4. Poder identificar as resistências do paciente e os mecanismos de defesa etc.

Supervisão 1 – Seminários Clínicos

Esta supervisão se trata de um diálogo sobre a investigação em Psicanálise, sobre a polissemia dos fenômenos psíquicos do processo dialético e as dificuldades do supervisionado na relação analista-paciente.

Ela não se propõe a um “estudo de caso clínico” nos padrões clássicos, mas a um estudo dos aspectos práticos e técnicos que ensinam e capacitam o supervisionado a atender seus pacientes.

Seu objetivo principal é engajar os candidatos em práticas clínicas de:

  1. Aprendizado e aprimoramento de escuta clínica;
  2. Amparar, fundamentar e aprimorar essa prática clínica por meio de uma estrutura teórico-técnica-metodológica;
  3. Consideração de princípios éticos no processo psicanalítico.

O que se pretende privilegiar com a Supervisão 1 – Seminários Clínicos é a problematização da clínica de cada supervisionado, aproximando-o das questões da sua prática cotidiana: suas angústias, prioridades, preocupações, problemas na clínica psicanalítica… – trabalhando, enfim, com questões que de fato permitam que ele entenda o trabalho analítico e as suas respectivas funções.

Na Supervisão 1 o supervisionado inicia sua experiência psicanalítica sendo convidado a questionar preconceitos, dogmas e fenômenos psíquicos produzidos durante a Supervisão. O primordial, para o supervisionado, será que aprenda a escutar seu paciente, a ter a capacidade de observar o que acontece no processo analítico e a compreender e tirar impressões de seus pacientes. Assim, ampliará o descobrimento de seu próprio modo de atuar na prática clínica, aprimorando sua escuta e amadurecendo um estilo próprio.

Supervisão 2 – Estudos de Casos nas Atividades Clínicas

Tem como objetivos a reflexão e a compreensão em torno dos materiais de casos clínicos apresentados por um supervisionado, e discutido sob a orientação de um supervisor experiente na clínica psicanalítica.

Na Supervisão 2, os supervisionados acompanharão o material de um caso clínico, construindo um diálogo para a análise dos processos mentais e a compreensão do caso clínico visando:

  1. O ensino do manejo da transferência e da contratransferência;
  2. Dar ênfase aos conceitos básicos na análise de uma sessão tomada em detalhe e globalmente, destacando o desenvolvimento da capacidade de observação e de formulação das interpretações;
  3. E a compreensão interna (insight) do caso apresentado.

 # ALUNOS ANTIGOS – CURSO DE FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE  

MATRICULADOS ATÉ O 1º. SEMESTRE DE 2021

O aluno do curso de Formação em Psicanálise pode optar por substituir a Orientação de TCC e o TCC por outra prática de Supervisão, conforme os contextos descritos a seguir. 

A Direção Acadêmica do CEFAS recomenda, porémque, mesmo sendo uma substituição opcional, que seja feita esta substituição, pois ela será muito mais proveitosa, em todos os aspectos, para o aprendizado da prática clínica tão necessária ao aluno em formação.

CASO O ALUNO OPTE POR NÃO FAZER A ORIENTAÇÃO DE TCC E O TCC, ELE FARÁ:

  1. Supervisão 1 – Seminários Clínicos.
  2. Supervisão 2 – Estudos de Casos nas Atividades Clínicas.

CASO O ALUNO OPTE POR MANTER A GRADE ANTERIOR, COM A SUPERVISÃO, A ORIENTAÇÃO DE TCC E O TCC, ELE FARÁ:

  1. Supervisão 2 – Estudos de Casos nas Atividades Clínicas.
  2. Orientação de TCC e o TCC.

O ALUNO QUE JÁ FEZ A TOTALIDADE DA SUPERVISÃO, PODERÁ:

  1. Manter e cumprir a Orientação de TCC e TCC – a seu critério.
  2. Ou optar por fazer a Supervisão 2 – Estudos de Casos nas Atividades Clínicas.

Neste caso, trata-se de um aprofundamento e ampliação da sua experiência com a prática clínica. Idealmente, será feito com um docente diferente daquele da Supervisão já cumprida.

O ALUNO QUE FEZ APENAS 50% DA SUPERVISÃO (com 2 horas semanais):

  1. Deve completar os 50% restantes desta Supervisão, já em processo.
  2. Manter e cumprir a Orientação de TCC e TCC – a seu critério. 

Ou, opcionalmente – em lugar da Orientação de TCC e o TCC, o aluno pode fazer:

  • Supervisão 2 – Estudos de Casos nas Atividades Clínicas.

ATENÇÃO – Em todos os casos descritos, o valor da mensalidade da Supervisão 2 – Estudos de Casos nas Atividades Clínicas será igual ao de uma disciplina teórica.

 # ALUNOS NOVOS – CURSO DE FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE  

MATRICULADOS A PARTIR DO 2º. SEMESTRE DE 2021

O aluno fará duas supervisões: 

  1. Supervisão 1 – Seminários Clínicos.
  2. Supervisão 2 – Estudos de Casos nas Atividades Clínicas.

Neste caso, os (as) alunos (as) da FORMAÇÃO não farão nem a Orientação de TCC e nem o TCC.

ATENÇÃO – O valor da mensalidade da Supervisão 2 – Estudos de Casos nas Atividades Clínicas será igual ao de uma disciplina teórica.

 # ALUNOS NOVOS – CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO 

MATRICULADOS A PARTIR DO 2º. SEMESTRE DE 2021

O aluno fará uma supervisão: 

  1. Supervisão1 – Seminários Clínicos.
  2. Orientação de TCC e o TCC.

Neste caso, para o aluno de qualquer curso de ESPECIALIZAÇÃO, a Orientação de TCC e o TCC são obrigatórios pelo MEC.

Observação – O aluno de qualquer curso de Especialização poderá, complementarmente, a seu critério, cursar SUPERVISÃO 2 – ESTUDOS DE CASOS NAS ATIVIDADES CLÍNICAS , após concluir suas disciplinas obrigatórias, para aprofundamento do seu aprendizado clínico. Neste caso, como Curso de Aperfeiçoamento.

No Comments

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.