fbpx

Entre com sua busca

CCAP

CLÍNICA CEFAS DE ATENDIMENTO PSICANALÍTICO – CCAP

A CLÍNICA CEFAS DE ATENDIMENTO PSICANALÍTICO – CCAP é o espaço de Análise Pessoal oferecido aos alunos do CEFAS Escola de Psicanálise. Tem como objetivo principal viabilizar que esse processo de análise – pré-requisito a ser cumprido em todos os cursos de Formação e de Especialização da instituição, se dê em condições financeiras mais acessíveis. Os psicanalistas conveniados são formados pelo CEFAS e/ou por outras instituições acadêmicas de excelência, com boa experiência clínica e consistente ética profissional.
A Análise Pessoal integra a metodologia de ensino da Psicanálise estabelecida por Freud conhecida como “Tripé Psicanalítico”, em conjunto com Aulas/Seminários Teóricos e Supervisão Clínica, e vem sendo, há mais de 120 anos, internacionalmente, o método fundamental da formação do psicanalista.
Segundo a orientação de Freud e de seus continuadores (Melanie Klein, Winnicott, Bion, Lacan…), e segundo, ainda, as normas das principais sociedades e associações psicanalíticas nacionais e internacionais, o aspirante a psicanalista precisa ser, ele mesmo, paciente de um psicanalista, fazendo Análise Pessoal para o seu autoconhecimento e para elaborar seus próprios processos psíquicos, criando as condições adequadas para exercer, técnica e eticamente, as suas funções junto a seus futuros pacientes.
A Análise Pessoal possibilita, ainda, que o aluno tenha uma melhor integração do aprendizado da Teoria e da Prática Clínica psicanalítica, oferecendo-lhe um lugar privilegiado para observar o analista no exercício do seu conhecimento teórico e suas técnicas de manejo frente ao material clínico apresentado, proporcionando-lhe uma melhor compreensão do processo analítico em andamento.

MÉTODO DE ENSINO CEFAS
Essa metodologia de ensino fundada no Tripé Psicanalítico é a mesma utilizada pelo CEFAS. Assim, somente com o cumprimento do programa de Análise Pessoal psicanalítica se considerarão completos os créditos necessários para a conclusão dos cursos. A Análise Pessoal realizada com psicólogo ou psicoterapeuta de linhas que não sejam psicanalíticas não atendem o pré-requisito dos cursos.
O aluno poderá escolher a modalidade de sessão que mais se adeque à sua própria Formação ou Especialização, bem como ao seu aproveitamento psíquico. Assim como fazer sua Análise Pessoal com psicanalista conveniado à Clínica Cefas ou independente da mesma.

AS SESSÕES PSICANALÍTICAS
As sessões psicanalíticas podem ser individuais ou em grupo. E podem ser realizadas de forma presencial ou online. O aluno de qualquer curso afim com Casal, Família, Grupo e Instituição deve, obrigatoriamente, passar por Psicanálise de grupo.

MAIS INFORMAÇÕES/CONTATO

Vagner Couto, assessor acadêmico
Tel:(19)99760-0201
e-mail: [email protected]

COMO SER ATENDIDO
Para ser atendido, o aluno do CEFAS poderá encontrar informações específicas e detalhadas na Área do Aluno.

TIPOS DE SESSÕES
– Individual: Cada sessão individual tem duração de 50 minutos.
– Grupal: Cada sessão de grupo tem duração de 90 minutos.

MODALIDADES DE ATENDIMENTO
– Presencial
– On-line

COMO CREDENCIAR-SE À CLÍNICA
Psicanalistas interessados em credenciar-se para atender pela Clínica Cefas, devem enviar e-mail para o contato acima, apresentando sua intenção e anexando minicurrículo com principais experiências acadêmicas e profissionais na área de saúde mental.

Psicanalistas Credenciados