fbpx

Entre com sua busca

Course

Fundamentos da Técnica Clínica do Colapso do Analista: Winnicott e Bollas

Modalidade: Ensino à Distância (EAD)

Objetivos do curso

Este curso procura debater alguns escritos de técnica psicanalítica de dois expoentes da psicanálise britânica de matriz freudiana: Donald Winnicott (1896 – 1971) e Christopher Bollas (1943). Partindo de suas respectivas experiências clínicas com pacientes à beira do colapso, a prática clínica nos ambulatórios e/ou nos consultórios particulares ingleses, descrita por ambos em seus trabalhos singulares, compõem um patrimônio cultural e psicanalítico notável e orientador para as gerações de psicanalistas em formação e em busca de fundamentos da técnica para contribuir com suas práticas clínicas, principalmente, nos momentos de crise (colapso), como a que estamos vivendo neste contexto de Pandemia Covid-19. Vividos tais impactos, o setting e as técnicas terapêuticas outrora estabelecidos, contam agora com novas intervenções dos analistas devido aos encontros remotos, as telas dos celulares e computadores, que se impõem cada vez mais e desafiam os atendimentos. Winnicott e Bollas, com sua experiência clínica com pacientes à beira do colapso, têm muito a nos dizer sobre a psicanálise em tempos de crise.

Destinado a: profissionais de saúde, psicólogos, psicoterapeutas, assistentes sociais, enfermeiros, terapeutas ocupacionais e profissionais que trabalham com terapias.

Metodologia

Leituras da Bibliografia Básica; Aulas Expositivas remotas (a depender das condições sanitárias) a partir dos textos selecionados de Winnicott e Bollas, combinadas com o material clínico ilustrativo apresentado pelo professor do curso. Além do professor responsável, contaremos com a participação de convidados especialistas nos dois autores a serem estudados.

Carga horária total

56 horas, em 16 aulas / 4 meses

Horário

Aulas ao-vivo
Sábados, das 9h00 às 12h30.
Início: 14 de agosto de 2021

Docente

Prof. Dr. Antonios Terzis (coordenação)

Psicólogo (CRP/SP25538), psicanalista de grupo, Diretor acadêmico do CEFAS, Doutor pela USP, mestrado e especialização em clínica pela Universidade de Paris VII – França, especialização em psicologia clínica pela UNB, ex-professor de pós-graduação da PUCC, foi presidente da FLAPAG.  http://lattes.cnpq.br/7646699220044786

Prof. ALEXANDRO HENRIQUE PAIXÃO

Psicanalista. Doutor em Sociologia pela USP. Pós-doutor em Teoria e História Literária pela Unicamp. Professor de Sociologia na Unicamp. Membro filiado da SBPSP – Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo. com estágio de
pesquisa na Université de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines (França). Especialização em Saúde Mental e Especialização em Psicoterapias Psicanalíticas pelo Cefas. Coordenador do Laboratório de Estudos de Cultura, História, Educação, Sociologia e Psicanálise (LECHESP).

Investimento

Matrícula de R$ 190,00 e 5 parcelas de R$ 389,00.

Inscrição on-line: selecionar a categoria “cursos de Aperfeiçoamento”

Plataforma de ensino à distância

Certificado de curso de Aperfeiçoamento