fbpx

Entre com sua busca

Course

Introdução ao pensamento do psicanalista Jacques Lacan

New

Formato: Curso de Curta Duração (7 aulas)

Modalidade: Ensino à Distância (EAD)

Ementa

O curso tem como proposito o esclarecimento do pensamento introdutório das temáticas psicanalíticas e linguísticas de J. Lacan. Fazer um aprofundamento teórico nas bases epistemológicas do pensamento lacaniano, o estruturalismo, a linguística e a filosofia, perpassando pelo alardeado retorno de Freud e pela tese do inconsciente estruturado como linguagem.

OBJETIVO

O objetivo do curso é discutir e passar pelo pensamento do autor e abordar os principais conceitos articulados a partir de um recorte temático e específico.

METODOLOGIA

Leitura organizacional e gramatical dos principais conceitos. Objetivar a estrutura do pensamento psicanalítico do autor.

REFERÊNCIAS BIBIOGRAFICAS

Lacan, Jaques. Escritos. Tradução Inês Oseki- Depré. São Paulo: Perspectiva, 2014.

—————- (1998) O Seminário, Livro 11- Os quatros conceitos: Fundamentais da Psicanalise. Zahar.

————— (1985) O Seminário, Livro 2: O Eu na teoria de Freud e na Técnica da psicanálise ( 1954-1955). Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

————— (1986) O Seminário, Livro 1: Os escritos Técnicos de Freud ( 1954). Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

————–(1998) O estágio do espelho como formador da função do eu. In J. Lacan, escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Saussure, F. Curso de linguística geral. São Paulo: Cultrix.

Zizek, Slavoj.   Como Ler Lacan. Tradução Maria Luiza x. de a. borges; revisão técnica Marco Coutinho Jorge. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

Lemaire, Anika. Jacques Lacan: uma introdução. Tradução Durval Checchinato com a colaboração de Oscar Rossin Sobrinho e Sérgio J. de Almeida. Rio de Janeiro: Campus, 1986.

Fink, Bruce. Introdução clínica à psicanálise lacaniana.  Tradução Vera Ribeiro, Rio de Janeiro: Zahar, 2018.

Jorge, Marco Antonio Coutinho. Fundamentos da psicanálise de Freud a Lacan, vol.3: a prática analítica. Rio de Janeiro: Zahar, 2017.   

Datas

  • Setembro: 19
  •  Outubro: 17 e 24
  • Novembro: 7 e 14
  • Dezembro: 5 e 12

Carga-horária total: 14 horas

Horário

Aulas ao-vivo
Segundas-ferias, das 19:30 às 21h30.
Início: 19 de setembro de 2022

Docente


Prof. Me. pedro ciucci

Graduado em Filosofia pelo Mosteiro de São Bento/SP (2013), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2017). Doutorando pelo programa Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo / Linha de Pesquisa: Educação brasileira: produção, circular e apropriação cultural. (Pesquisador CAPES). Atualmente Membro do Grupo de Pesquisa História das Instituições e dos Intelectuais da Educação Brasileira. Membro na Sociedade Brasileira de Filosofia Analítica e Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação. Tem experiência na área de Filosofia e Filosofia da Educação, com ênfase nos seguintes temas: filosofia analítica, filosofia da ciência, educação, sociologia da educação, antropologia, entre outros, sobre os quais possuem trabalhos apresentados em eventos, capítulos publicados em coletâneas e artigos publicados em periódicos especializados.

Investimento

4 parcelas de R$ 225,00

Alunos CEFAS: 20% desconto.

Inscrição on-line: selecionar a categoria “CURSO DE CURTA DURAÇÃO” – VAGAS LIMITADAS

Isenção de taxa de matrícula

Plataforma de ensino à distância

Emissão de Certificado