O curso inclui em sua estrutura curricular:

a) as teorias psicanalíticas freudianas fundamentais, que procuram agrupar suas obras em torno de um eixo comum;
b) conceitos psicanalíticos fundamentais na escola inglesa das relações objetais para a psicoterapia psicanalítica;
c) o método psicanalítico para aplicação no trabalho analítico, visando aperfeiçoar a escuta psicanalítica clínica.

O que é a psicanálise?

A Psicanálise é um modo particular de tratamento psicoterapêutico dos conflitos emocionais desenvolvido por Sigmund Freud. Utiliza-se de conhecimentos teóricos e de técnicas e práticas que se ocupam da estrutura e funcionamento psíquico e dos seus processos inconscientes. Partindo de seu criador, a Psicanálise recebeu a contribuição de psicanalistas como Lacan, Klein, Winnicott, Bion e, ainda, de psicanalistas contemporâneos que deram continuidade ao trabalho iniciado por Freud, difundindo e desenvolvendo esta prática clínica.

OBJETIVOS DO CURSO

Apresentar os princípios da psicanálise (teorias e técnicas), que se desenvolveram gradualmente a partir das necessidades da prática psicoterapêutica. Introduzir o método científico psicanalítico, que investiga as forças e motivações inconscientes, as quais produzem os fenômenos psíquicos em função de processos de desenvolvimento, de progressão ou de regressão.

Destinado a: psicólogos, médicos e outros profissionais de nível superior, interessados no exercício profissional da Psicanálise

Títulos

Formação em Psicanálise: Teoria, Técnica e Prática

Uma vez concluídas as obrigações curriculares, e tendo sido nelas aprovado, o aluno será qualificado como Psicanalista. Simultaneamente, será admitido como membro profissional da ABPPAG – Associação Brasileira de Psicanálise e Psicoterapia Analítica de Grupo.

CARGA HORÁRIO E DURAÇÃO

Carga-horária total: 700 horas

Duração: mínima de 30 meses e máxima de 48 meses (varia conforme o número de disciplinas cursadas por semestre; cada disciplina corresponde a uma frequência semanal de 3h30/aula, com duração de 1 semestre).

MODALIDADES DE ENSINO

HORÁRIO: turmas 2025-2

1 Disciplina: segunda-feira, das 19:00 às 22:30 (Turma EAD);
2 Disciplinas: segunda-feira, das 19:00 às 22:30 (Turma EAD) + sábado, das 9:00 às 12:30 (Turma Presencial)

Início: 18 de agosto de 2025

INVESTIMENTO

Matrícula única de R$ 190,00 + 6 parcelas por semestre letivo (12 parcelas anuais) de acordo com opção de plano de pagamento para o semestre:

1 Disciplina: 6 X R$ 490,00 (Total semestre: R$ 2940,00)
2 Disciplinas: 6 X R$ 735,00 (Total semestre: R$ 4410,00)

MATRIZ CURRICULAR

Clique para consultar Ementa

DISCIPLINAS

TEMPO: 56 horas

EMENTA:

Introdução às formulações iniciais de Freud sobre o funcionamento mental. A constituição
da psicanálise como campo do saber. A primeira tópica freudiana. As formulações
posteriores em Lacan.

OBJETIVOS:

  • Conhecer os principais conceitos que embasam a psicanálise e o contexto histórico
    de sua formulação;
  • Estabelecer a associação entre o fenômeno psíquico e as produções do inconsciente;
  • Compreender os fenômenos psicológicos presentes na clínica.
TEMPO: 56 horas

EMENTA:

As teorias da Psicanálise. A Segunda Tópica Do Pensamento Freudiano, Metapsicologia. Casos clinicos de Freud.

OBJETIVOS:

  • Conhecer os principais conceitos que embasam a psicanálise e o contexto histórico de sua formulação;
  • Conhecer a metapsicologia e ser capaz de estabelecer as correlações entre as 1ª e 2ª tópicasfreudianas;
  • Compreender a dinâmica psiquica conforme apresentada por Freud em seus casos clínicos.

TEMPO: 56 horas

EMENTA:

Método e técnica de intervenção psicanalítica. Instrumentos de intervenção clínica; etapas
do processo terapêutico. Situação analítica.

OBJETIVOS:

  • Conhecer os processo psicanalitico de intervenção terapeutica;
  • Compreender os fenômenos psicológicos presentes na clínica;
  • Compreender o processo da psicoterapia psicanalítica e suas etapas.

TEMPO: 56 horas

EMENTA:

As bases da teoria psicanalítica de Melanie Klein, relações objetais, transferência e contra-transferência e a técnica psicanalítica de Melanie Klein.

OBJETIVOS:

  • Conhecer a teoria e técnica de Melanie Klein;
  • Aplicar os conceitos teóricos e técnicos na atuação e intervenção dos processos mentais inconscientes de crianças e adolescentes.

TEMPO: 56 horas

EMENTA:

Psicanálise e a história da psicopatologia; as esquizofrenias, depressões, pânicos, anorexias, drogadição, distúrbios psicossomáticos; terapia e profilaxia dos distúrbios mentais; saúde mental.

OBJETIVOS:

  • Ter compreensão dos principais quadros mórbidos mentais e psicossomáticos, saber diagnosticá-los e indicar o atendimento.
TEMPO: 56 horas

EMENTA:

As bases da teoria psicanalítica de Winnicott: O desenvolvimento emocional primitivo. Os três objetos presentes na teoria: os objetos subjetivos, os objetos transicionais e os objetos objetivamente percebidos.

OBJETIVOS:

  • Conhecer a teoria e técnica de Winnicott;
  • Aplicar os conceitos teóricos e técnicos na atuação e intervenção dos processos mentais inconscientes.
  • Desenvolver um dispositivo de escuta psicanalítica que propicie a ação nas diversas práticas educativas e sociais.
TEMPO: 56 horas

EMENTA:

As contribuições de Bion na psicanálise de grupo e a função do analista de grupo. A questão do grupo na psicanálise, a realidade psíquica do grupo, aspectos teóricos e técnicos da psicanálise de grupo, as práticas psicoterápicas de grupo.

OBJETIVOS:

  • Conhecer as teorias de psicanálise de grupo;
  • Aplicar o método e a técnica da psicanálise de grupo para conduzir o processo terapêutico psicanalítico;
  • Conhecer as teorias da realidade psíquicas nas instituições e os processos mentais que se dão coletivamente;
  • Aplicar o conhecimento teórico e técnico em pesquisas científicas.
TEMPO: 56 horas

EMENTA:

Diálogo sobre a investigação em Psicanálise, sobre a polissemia dos fenômenos psíquicos do processo dialético e as dificuldades do supervisionado na relação analista-paciente.

OBJETIVOS:

  • Aprimorar a escuta clínica;
  • Amparar, fundamentar e aprimorar aprática clínica por meio de uma estrutura teórico-técnica-metodológica;
  • Considerar os princípios éticos no processo psicanalítico.

TEMPO: 56 horas

EMENTA:

Reflexão e compreensão em torno dos materiais de casos clínicos apresentados pelo
supervisionado e discutido sob a orientação de um supervisor experiente na clínica psicanalítica.

OBJETIVOS:

  • Compreender o manejo da transferência e da contratransferência;
  • Enfatizar os conceitos básicos na análise de uma sessão tomada em detalhes e globalmente, destacando o desenvolvimento da capacidade de observação e de formulação das interpretações;
  • Desenvolver a compreensão interna (insight) do caso apresentado.

TEMPO: 20 horas

EMENTA:

Introduzir a abordagem qualitativa no campo da pesquisa psicanalítica e psicológica social. Discutir a questão metodológica como atividade complexa que demanda profunda integração entre elaboração teórica e prática na construção do conhecimento.

OBJETIVOS:

  • Ensinar o aluno a formular os objetivos do trabalho;
  • Conceituar e problematizar de forma didática a atividade do trabalho de campo;
  • Capacitar o aluno sobre as várias técnicas de análise do material qualitativo fundamentado na hermenêutica;
ATIVIDADES PRÁTICAS / COMPLEMENTARES

TEMPO: 156 horas

EMENTA:

Aplicar os conhecimentos técnicos e teóricos apreendidos ao longo do curso, na prática psicanalítica, através de atendimento clínico supervisionado em terapias: casal; família; grupo; crianças e adolescentes; e arteterapia.

OBJETIVO:

  • Proporcionar aos profissionais/alunos a oportunidade da prática psicanalítica;
  • Facilitar a troca teórica e prática entre profissionais;
  • Proporcionar estudos de casos sob supervisão
  • OBS: Os alunos que exercem atividades em outras instituições poderão, a seu critério, ser dispensados desta atividade. Neste caso, deverão requerer a dispensa e apresentar documentos comprobatórios para a anuência da coordenação do curso.

TEMPO: 20 horas

EMENTA:

Contribuir na formação acadêmica do aluno, através da participação de eventos científicos e culturais e estimular o contato com a iniciação cientifica e campo da pesquisa.

EMENTA:

Tornar-se psicanalista é um processo que envolve o cumprimento do tripé psicanalítico: teórico-técnico, supervisão prática-clínica e análise pessoal

Esteja à frente do que
acontece no mundo
da psicanálise

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