Entre com sua busca

post

Porque Psicoterapia de Grupo?

O CEFAS oferece aos colegas o curso de extensão “ Psicanálise de Grupo”, por ser ela a melhor ferramenta existente hoje para a compreensão da experiência humana. A psicoterapia de grupo tem recebido um valioso suporte da psicanálise aplicada bem como outras ciências, por esse motivo contribuiu para a criação de uma epistemologia dos grupos.

Nosso continente e nosso país necessitam das psicoterapias psicanalíticas de grupo (casal, família, pequeno grupo), que apresentam uma realidade social de escassos recursos econômicos e poucas técnicas psicoterápicas para atender uma quantidade enorme de pessoas. Temos recebido várias solicitações para ampliarmos o campo da psicanálise no CEFAS para os pequenos grupos, casais e famílias.

De fato há muita gente trabalhando com grupos no Brasil e uma parte de colegas seguindo diretrizes bem delineadas, providas de algum tipo de formação teórico-prática. No entanto, também há um grande número de técnicos que embora bem intencionados e até mesmo movidos pelo seu bom senso e pelos resultados alcançados, praticam as terapias de grupo de uma forma autodidata e sem uma formação científica (Vicentin, 2005).

A Segunda razão é que em um país como o Brasil, com tão escassos recursos financeiros, poucas técnicas e uma enorme população é necessário formar profissionais  nesta área. A prática clínica atual torna evidente a necessidade de desenvolvimento de técnicas de intervenção psicoterápica que possa atender à crescente demanda da população. A psicanálise como ciência do homem experimenta o impacto da vida moderna e não ignora as transformações que ocorrem, por isso busca desenvolver e aplicar novas técnicas para a solução de problemas urgentes e vitais.

Assim, as psicoterapias psicanalíticas de grupo são praticadas em hospitais, instituições, comunidades e clínicas privadas. Ao lado disto, observa-se crescente reconhecimento quanto à sua significação no que tange a outros grupos, á vida social em geral, à psiquiatria, comunidade terapêutica, ensino, métodos de seleção de pessoal, etc. Há inúmeras variedades e tipos de psicoterapia de grupo. Nossos cursos do CEFAS visam o reconhecimento de si mesmo, o restabelecimento através do processo grupal, do desnudamento dos conflitos perturbadores trazendo-os ao nível da consciência, a eliminação de antigas fixações do desenvolvimento psicossexual e a liberação de forças criativas no indivíduo, etc. Assim, convidamos nossos colegas a conhecer o CEFAS e a investirem na sua formação.

Prof. Dr. Antonios Terzis

Ex-Prof. Pós-Graduação da PUCC

Diretor Científico CEFAS

 

No Comments

Add your review

Your email address will not be published.